MENU

Ex-primeiro-ministro do Japão Yasuhiro Nakasone completa 100 anos de idade

O ex-primeiro-ministro do Japão (1982-1987) Yasuhiro Nakasone completou 100 anos no dia 27 de maio. Na política do país desde 1947 como membro do parlamento, ele foi um dos políticos responsáveis pelo processo de reconstrução do Japão no pós-guerra.

Nascido no ano 7 da Era Taisho (1918) o ex-primeiro-ministro vivenciou três épocas distintas da história do Japão: as eras Taisho (1912-1926), Showa (1926-1989) e Heisei (1989-2019). O período Taisho foi marcado pela crescente influência do Japão na geopolítica mundial, que terminou com a entrada do país na Segunda Guerra Mundial já durante o período Showa. Com a derrota japonesa, a segunda parte da era Showa foi marcada pelo extraordinário crescimento econômico japonês, que terminou com o fim do milagre econômico e com a morte do Imperador Showa, Hirohito. A ascensão de Akihito, atual imperador, marca o início do período Heisei, que dura até os dias de hoje e tem previsão para terminar no ano que vem com a ascensão de Naruhito.

No ano que vem, aos 101 anos, Nakasone será um dos poucos japoneses e ter vivenciado quatro eras distintas da história do país. Aos 100 anos e bem de saúde, o influente ex-político discursou hoje para a população japonesa. Nakasone fez um levantamento dos seus anos na política e também do atual cenário político japonês. Sobre a sua trajetória de vida, Nakasone disse que:

“Com a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial entreguei a minha vida ao mundo da política. Ter trabalhado ao lado da população japonesa pela reconstrução e recuperação do país foi a maior felicidade da minha vida. Em meio a mudança de eras e no decorrer dos meus 100 anos de vida tenho comigo todos os tipos de lembranças e experiências. Tive uma vida plena”…

 

Leia mais

 

Fonte: ipc.digital

Deixe um comentário