MENU

Exposição no Recife reúne elementos da cultura japonesa e tem oficinas gratuitas de origami

A partir da quarta-feira (19), o público tem a chance de se aproximar da cultura nipônica através da exposição ‘Ukiyoe – A magia da gravura japonesa’, que entra em cartaz na Caixa Cultural Recife, na área central da capital pernambucana. Além das mais de 200 obras vindas de coleções de arte brasileiras para compor a mostra, a programação inclui oficinas gratuitas de origami e kusudama, um tipo de dobradura com flores. Todas as atividades são gratuitas.

Sob a curadoria de Anna Paola Baptista, a exposição reúne 74 gravuras, feitas entre os séculos XVII e XIX, que representam cidades, províncias, animais, flores, pássaros e heróis do país oriental. No período em questão, a aproximação do povo japonês com atividades culturais como poesia, música e teatros kabuki foi denominada ukiyo, que significa ‘mundo flutuante’. Os registros em xilogravura desse estilo, por sua vez, foram chamados de ukiyo-e, com o significado de ‘retratos de um mundo flutuante’.

Além das gravuras, a mostra também conta com 14 volumes de livros precursores dos mangás, máscaras oriundas das tradicionais danças dramáticas, que representam personagens mitológicos como gênios e dragões, e obras apresentadas virtualmente. A exposição pode ser visitada até o dia 17 de setembro, das 10h às 20h de terça a sábado e das 10h às 17h aos domingos…

Leia mais

Fonte: G1

Deixe um comentário