Exposições do Oi Futuro trazem diálogo entre as culturas brasileira e japonesa
O circuito de museus sempre é uma boa opção de roteiro cultural para quem está de passagem pela Cidade Maravilhosa. A novidade da vez é a exposição de artes visuais “Outras Ideias”, que entrou em cartaz no Oi Futuro Flamengo nesta semana. Promovendo o contato entre o Brasil e grandes nomes da arte contemporânea internacional, o projeto traz ao País os artistas Daniel Arsham e Makoto Azuma, criadores de obras de larga escala que poderão ser vistas na sede do Oi Futuro e no Aterro do Flamengo até o dia 5 de novembro.
“Acho que a principal característica desse projeto é conectar sensibilidades inéditas ao nosso repertório e possibilitar contato com ideias novas, que a partir de outros pontos de vista nos ofereçam outras fontes de inspiração”, explica o curador Marcello Dantas. Segundo ele, a cultura e a espiritualidade do Japão são os elementos que aproximam as obras que Arsham e Azuma criaram especialmente para o Rio de Janeiro.
Nascido nos Estados Unidos, onde já desenvolveu trabalhos com Pharell Williams e James Franco, Arsham transita entre a arte, a performance e a arquitetura. No Aterro do Flamengo, ele fez surgiu um jardim zen, refúgio milenar de meditação e contemplação, mas que na visão do artista assumiu uma feição contemporânea, sugerindo um diálogo entre o antigo e o moderno.
Por sua vez, o japonês MakotoAzuma se notabiliza por suas esculturas “botânicas”, que se contrapõem à tradicional arte japonesa do ikebana. Ele é o autor das “instalações vivas” que podem ser vistas tanto no Aterro como no instituto Oi Futuro. “Gaibu-fora” e “Box flower” são obras que despertam uma reflexão sobre o ciclo vida-morte a partir da observação da decomposição natural de várias espécies de flores…
Fonte: acritica.com