MENU

Fotógrafo mostra um outro lado do Japão: o da solidão em meio ao caos

Na última metade do século 20, o Japão sofreu um período de crescimento econômico sem precedentes. Mas esse rápido crescimento custou um preço, e em japonês há uma palavra para definir as consequências deste chamado milagre econômico japonês. ‘Karoshi’ pode ser traduzido literalmente como “morte excessiva”; Mortalidade súbita causada por excesso de trabalho. O termo tem paralelos em outros países como a China e a Coreia do Sul, culturas que também enfatizaram a prosperidade material acima de tudo.

O fotógrafo Hiroharu Matsumoto capturou a solidão em fotografias minimalistas em preto e branco em espaços públicos no centro de Tóquio e Yokohama que isolam figuras das multidões circundantes. “Com este trabalho, eu queria encontrar o silêncio que ocorre por um momento num enorme espaço público onde muitas pessoas vão e vêm“, escreve o artista em seu site.

Pouco os homens percebem o que a solidão é e até onde ela se estende“, escreveu o filósofo renascentista Francis Bacon. Em uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, você não esperaria encontrar a solidão que é transmitida no projeto ‘Quiet Tokyo’ de Matsumoto, mas está lá, invadindo a felicidade de muitos…

 

Leia mais

 

Fonte: nomadesdigitais.com

Deixe um comentário