Franquias japonesas de lámen buscam franqueados no Brasil
Quando se fala no mercado de franquias, geralmente os países que vêm à mente dos brasileiros são o próprio Brasil e também os Estados Unidos. Porém, todo bom empreendedor deve estar com os olhos abertos para identificar mercados não tão aparentes.
Um deles é o Japão: pode não parecer, mas o país representa um dos maiores mercados de franquias do mundo. São cerca de 260 mil lojas nesse formato presentes em solo nipônico, com um faturamento total de 240 bilhões de dólares.O mercado de franquias brasileiro faturou 139 bilhões de reais no ano passado, para efeitos de comparação.
As redes de franquias japonesas estão começando a olhar para o Brasil como um mercado potencial para sua expansão: afinal, a maior colônia japonesa fora do Japão está em São Paulo.
Na 25ª edição da ABF Expo Franchising, que acontece em São Paulo até este sábado, uma missão de franquias japonesas marca presença. As redes apresentam-se no estande da Japan External Trade Organization (Jetro), um órgão do governo japonês que promove os investimentos e o comércio exterior do Japão com outros países. Os negócios também contam com o apoio da Japan Franchise Association (JFA), organização semelhante à Associação Brasileira de Franchising (ABF)…
Fonte: exame.abril.com.br