Governo Japonês sabia que a Coreia do Norte estava para lançar o míssil mas não alertou a população
O Jornal Asahi, um dos mais importantes jornais do Japão, publicou uma notícia no dia 29 de novembro último, onde diz que o Governo Japonês já tinha informação que a Coreia do Norte estava prestes a lançar um novo míssil balístico desde o dia 27 de novembro, mas preferiu não alertar a população.
O próprio primeiro-ministro Shinzou Abe deixou de ir para a sua residência e dormiu no Palácio durante duas noites seguidas, por conta do risco de o país ser atingido pelo míssil norte-coreano.
A primeira entrevista coletiva do governo para informar a imprensa a respeito do míssil norte-coreano foi realizado `as 04:00 AM do dia 29, quando o míssil ainda sobrevoava o Mar do Japão. “O míssil deve cair no mar territorial japonês”, anunciou o líder do Gabinete do primeiro-ministro, Suga.
A principal razão de o governo japonês não ter informado a população a respeito do míssil norte-coreano é que o Japão é dependente dos EUA para obter esse tipo de informação precisa. O Japão possui 6 satélites que observam os movimentos militares na Coreia do Norte, mas a precisão que se consegue obter não é suficiente para informar a população com nível de precisão e confiabilidade necessárias…
Fonte: ipc.digital.com