MENU

Guerra seria desastrosa para as duas Coreias e o Japão, dizem especialistas

Ninguém ousa se comprometer com previsões certeiras para o futuro da Península Coreana. Otimismo em excesso, ou não, especialistas consideram pouco provável um conflito. Este parece ser o consenso até agora. O motivo é que uma intervenção militar teria consequências desastrosas — sobretudo para as duas Coreias e o Japão.

Fala-se em um potencial de mortes de dezenas de milhares, em uma batalha convencional de poucos dias, a dezenas milhões de mortos, no cenário mais sombrio, o de uma guerra nuclear. Neste caso, o mundo poderia estar diante do maior número de vítimas desde a Segunda Guerra Mundial.

O último teste de míssil balístico de longo alcance, o chamado ICBM, realizado por Pyongyang, tratou de jogar mais lenha na fogueira diplomática. Mostrou que as bombas do regime de Kim Jong-un têm finalmente capacidade de atingir os Estados Unidos. Tudo o que os americanos queriam evitar. Se a leitura geral é a de que as provocações cada vez mais ostensivas não passam de um jogo de palavras, o temor é que, diante de um erro de interpretação ou de cálculo, se transformem na centelha necessária para uma nova guerra…

 

Leia mais

 

Fonte: oglobo.globo.com

Deixe um comentário