Hanamatsuri, a comemoração do nascimento do Buda, acontece no próximo domingo em Ribeirão Preto.
A primeira lua cheia da primavera está se aproximando no hemisfério norte, tempo de comemorar o nascimento do Buda Shakyamuni. Segundo relatos, há 2.500 anos, Sidharta, como foi batizado o bebê, nasceu em um florido jardim, que servira de descanso para a mãe que realizava uma árdua viagem, episódio que ficou conhecido no Japão como Hanamatsuri, ou Festival das Flores.
Em Ribeirão Preto, o Templo Budista Tohoku Nambei Honganji celebra a data com oferendas feitas por crianças à imagem do menino Buda, ritual que simbolicamente reproduz a chuva de pétalas e de néctar que caía no momento do sagrado nascimento. Enquanto a estátua recebe flores e é banhada por chá adocicado, pedidos de proteção, saúde e realização de sonhos são feitos. Tradição popular que tem um significado filosófico para os budistas: “Ao se banhar o Buda, estamos banhando a nós próprios”.
Além da eloquente cerimônia que emociona os participantes, a entidade que organiza o evento oferecerá também um cardápio cultural com apresentações de dança, música e taikô. Os visitantes poderão ainda se deliciar com o yakisoba que será vendido para consumo no local ou para viagem.
Templo Budista Tohoku Nambei Honganji
Rua Colômbia, 233 – Vila Mariana
Telefone: (16) 3626-3114
Entrada franca, a partir das 14h00