MENU

Hospital Santa Cruz inaugura serviço de Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é um campo da saúde que favorece a autonomia e reabilitação de pessoas que, por motivos específicos, como doenças e acidentes, acabam tendo suas funções físicas ou mentais comprometidas, o que dificulta a realização de atividades diárias.

 

Pensando em melhorar cada vez mais o serviço prestado à comunidade, o Hospital Santa Cruz, localizado na Vila Mariana, região Sul de São Paulo, implantou a Terapia Ocupacional em seu quadro de atividades. O atendimento teve início em janeiro deste ano e está disponível aos pacientes internados na enfermaria e UTI. O serviço é acionado por médicos ou enfermeiros e equipe multiprofissional do Hospital, quando julgam necessária a aplicação da terapia.

 

De acordo com Adriana Imamura, responsável por essa especialidade no HSC, a Terapia Ocupacional é muito importante durante o tratamento dos pacientes. “Por meio de atividades, a Terapia Ocupacional ajuda a minimizar o tempo de internação e melhorar o prognóstico, recuperando os movimentos do indivíduo e evitando lesões por conta do imobilismo”, comenta Adriana.

 

As atividades realizadas por um terapeuta ocupacional são bastante variadas. O profissional pode avaliar e treinar o uso de próteses de membros superiores e confeccionar órteses; orientar sobre rotinas e ambientes seguros e adaptados aos indivíduos com funções motoras comprometidas; realizar cuidados cicatriciais e de pós-operatório; posicionar corretamente e estimular a mobilização do indivíduo no leito; realizar atividades de estimulação sensorial, entre outras práticas.

 

Ao iniciar essa nova especialidade na Instituição, o Hospital Santa Cruz reforça seu compromisso com a população de sempre buscar por um atendimento humanizado integrado e de qualidade.

Deixe um comentário