Ikigai: Conheça o conceito japonês para uma vida longa, feliz e significativa
Qual a razão para se levantar da cama de manhã? Só tentar responder a uma pergunta tão importante pode fazer você querer voltar para a cama. Se o fizer, o conceito japonês de ikigai pode ajudar.
Originário de um país com uma das populações mais antigas do mundo, a ideia está se tornando popular fora do Japão como uma forma de viver mais e melhor.
Embora não haja uma tradução direta, ikigai combina as palavras japonesas ikiru, que significa “viver”, e kai, que significa “a realização do que se espera”. Juntas, essas definições criam o conceito de “uma razão para viver” ou a ideia de ter um propósito na vida.
Ikigai também tem significados históricos: gai é originário da palavra kai, que significa concha. Estas foram consideradas muito valiosas durante o período Heian (794 a 1185), de acordo com Akihiro Hasegawa, psicólogo clínico e professor associado da Universidade Toyo Eiwa, acrescentando uma sensação de “valor em viver”.
Para encontrar este propósito, os especialistas recomendam começar com quatro perguntas:
O que você ama?
No que você é bom?
Em que o mundo precisa de você?
Pelo que você pode se pago?
Encontrar respostas e um equilíbrio entre essas quatro áreas pode ser uma rota para o ikigai para os ocidentais que procuram uma rápida interpretação desta filosofia. Mas no Japão, ikigai é um processo mais lento e muitas vezes não tem nada a ver com trabalho ou renda.
Em uma pesquisa de 2010, de 2.000 homens e mulheres japoneses, apenas 31% dos participantes citaram o trabalho como seu ikigai…
Fonte: beefpoint.com.br