Imperador japonês fala ao país após rumores de que pretende abdicar
O imperador japonês Akihito, de 82 anos, vai falar ao país na segunda-feira, anunciou a agência da Casa Imperial, semanas depois de inéditos rumores de que ele tencionava abdicar “dentro de alguns anos” e entregar o trono ao filho mais velho, Naruhito.
Akihito ocupa o trono do Crisântemo desde 1989, depois da morte do seu pai, o imperador Hirohito, mas esta será apenas a segunda vez que falará directamente aos japoneses – a primeira foi em 2011, dias depois do tsunami que varreu o Nordeste do país e destruiu a central nuclear de Fukushima, numa catástrofe que provocou mais de 15 mil mortos. “O imperador vai exprimir o seu sentimento sobre as suas funções, enquanto símbolo” da nação, explicou à AFP um porta-voz da agência que serve de mensageiro da Casa Imperial.
A imprensa japonesa antecipa que Akihito não vai dizer directamente que quer abdicar, mas deverá explicar como tenciona continuar a cumprir as suas obrigações, perante a idade avançada e a saúde cada vez mais frágil. Nos últimos anos, foi operado ao coração e submeteu-se a tratamentos a um cancro na próstata.
A mensagem de vídeo, que será transmitida através da televisão e Internet às 15h de segunda-feira (7h em Portugal continental), foi anunciada três semanas depois de a televisão pública NHK ter noticiado que o imperador confidenciara a jornalistas da agência que gostaria de abdicar “dentro de alguns anos”, por sentir que a sua saúde não lhe permitirá continuar por muito mais tempo a cumprir os deveres de Estado. “Começo a sentir a minha idade e em algumas cerimónias dei por mim a cometer erros”, terá dito…
Fonte: publico.pt