MENU

Japão critica declarações de líder norte-coreano sobre armas nucleares

O Japão criticou neste domingo o líder norte-coreano Kim Jong Un, depois da declaração de que a Coreia do Norte é um “Estado responsável de armas nucleares”. Segundo os japoneses, que ele usa tal retórica simplesmente para justificar o desenvolvimento de armas nucleares do país, segundo o portal de notícias Kyodo News.

“A Coreia do Norte tem que mostrar os esforços para acabar com a inquietação da comunidade internacional através da ação”, disse Masahiko Shibayama, assessor especial do primeiro-ministro Shinzo Abe. Shibayama, um parlamentar do grupo governista Partido Democrático Liberal, exigiu que a Coreia do Norte se abstenha de avançar com novos atos de provocação, como um quinto teste nuclear.

Da mesma forma, a Coreia do Sul rejeitou a declaração de Kim em um discurso durante o congresso do partido que comanda a Coreia do Norte, que começou sexta-feira. O líder norte-coreano afirmou vai manter “permanentemente” a sua política de perseguir simultaneamente o desenvolvimento econômico e de armas nucleares. “A Coreia do Sul e a comunidade internacional têm a mesma posição, de que a Coreia do Norte não deve ser reconhecido como um estado que possa ter força nuclear”, disse o Ministério da Unificação sul-coreano, em um comunicado divulgado pela agência de notícias Yonhap.

“Se Pyongyang continuar na busca de desenvolvimento paralelo da economia e de armas nucleares, a Coreia do Norte irá enfrentar sanções internacionais mais duras e isolamento mais profundo”, disse um funcionário do ministério…

 

Leia mais

 

Fonte: em.com.br

Deixe um comentário