Japão doa radar meteorológico ao Paraná que “enxerga” dentro da nuvem
Curitiba e Região Metropolitana devem receber ainda neste mês um novo radar meteorológico capaz de fazer um “raio-x” em tempestades, prever deslizamentos e, dessa forma, ajudar a evitar tragédias causadas pelas chuvas. O equipamento foi cedido ao estado por uma empresa japonesa e começa a operar no começo do ano que vem.
Segundo a Defesa Civil, o radar meteorológico Banda X tem uma tecnologia que consegue “ler” dentro da nuvem, ou seja, indicar o tipo de chuva que está chegando. Com isso, o órgão espera uma precisão maior tanto nas previsões quanto nos trabalhos de prevenção em toda a região. “A qualidade da imagem que ele traz permite analisar o que tem dentro da nuvem, se tem só água, se tem gelo, qual é o tamanho da pedra. É outra tecnologia, que vai varrer com mais qualidade essas informações e apoiar nossas ações de prevenção”, explica o coordenador executivo da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edenilson de Barros.
Hoje, o Paraná tem outros dois radares de precisão meteorológica instalados no estado: um em Teixeira Soares, no Centro-Sul do estado, e em Cascavel, na região Oeste. Ao contrário desses, que são de longo alcance, o Banda X é de curto alcance, mas sai na frente pela qualidade da imagem que consegue formar – motivo pelo qual é apontado como uma tecnologia diferencial para o estado…
Fonte: gazetadopovo.com.br