MENU

Japão e Brasil vão firmar parceria para intercâmbio de experiências no combate à criminalidade

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, anunciou nesta segunda-feira (19) que o Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a United Nations Asia and Far East Institute for the Prevention of Crime and the Treatment of Offenders (Unafei) vão assinar memorando de entendimento para intensificar o intercâmbio de experiências entre os dois países na área jurídica de combate à criminalidade.

O anúncio foi feito na abertura do Seminário Brasil-Japão de Combate à Corrupção, realizado na sede da PGR em Brasília. A assinatura da parceria será nesta terça-feira (20), e busca estreitar os laços entre as duas instituições, sobretudo, no tema de combate à corrupção.

No evento, Janot destacou que a cooperação entre Brasil e Japão em matéria penal remonta 2008, quando os Ministérios Públicos dos dois países firmaram memorando de entendimento sobre a erradicação do crime organizado transnacional.

Desde então, membros do MPF participam de cursos promovidos em Tóquio pela Unafei em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Ao todo, 15 procuradores da República, uma servidora do MPF e uma promotora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) já participaram dessas formações.

“A participação de integrantes do MPF nos cursos em Tóquio tem tornado possível a manutenção de uma rede internacional de parceiros na persecução de delitos, inclusive, no combate à corrupção, pois a formação conta com procuradores e juízes de diversos países do mundo”, destacou o PGR. Janot lembrou, ainda, a visita oficial que realizou em abril deste ano ao Japão, em que se reuniu com autoridades do Ministério Público e do Judiciário, além de tratar de temas jurídicos de interesse da comunidade brasileira que reside no país…

 

Leia mais

 

Fonte: justicaemfoco.com.br

Deixe um comentário