MENU

Japão inclui novos dados em arquivo na web sobre ilhas em disputa

O governo do Japão publicou em sua página na internet novos relatórios sobre as Ilhas Senkaku, no Mar do Leste da China, bem como das Ilhas Takeshima, no Mar do Japão, que sustentam a reivindicação do país pelas ilhas disputadas com China e Coreia do Sul, respectivamente.

Os novos dados, denominados como históricos, tem como base estudos conduzidos por grupos de especialistas sobre essas ilhas. O novo relatório foi acrescentado ao arquivo sobre as ilhas, publicado no website do secretariado do gabinete japonês.

O mais recente relatório sobre as Ilhas Senkaku, que a China denomina Ilhas Diaoyu, inclui um antigo documento que sugere que um membro da família real do Reinado Ryukyu, chegou à uma das Ilhas Senkaku em 1819. O Reinado Ryukyu dominou a maior parte da atual província japonesa de Okinawa do século 15 ao 19. O governo do Japão acredita que o documento é o mais antigo registro escrito a respeito da chegada de uma pessoa às Ilhas Senkaku.

O relatório também destaca que um mapa elaborado na China, na Dinastia Qing em 1744, não mostra as ilhas como parte de seu território, o que indica que a dinastia não havia reconhecido as ilhas.

O Japão controla as Senkaku que são reivindicadas por China e Taiwan. O governo japonês sustenta que as Ilhas Senkaku são parte inerente do território do Japão e que não há questão de soberania a ser resolvida no tocante às mesmas…

 

Leia mais

 

Fonte: mundo-nipo.com

Deixe um comentário