Japão: início do Cool Biz ainda que o calor não tenha chegado
Inicia-se nesta segunda-feira (1) o Cool Biz, anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente do Japão, pelo 13º ano consecutivo. O programa foi implantado durante o governo de Junichiro Koizumi, quando foi o primeiro-ministro do país.
O termômetro em Tóquio registrou a temperatura de 21°C, 4ºC a mais do que na mesma época do ano passado. Com esse frescor e com o início do Cool Biz, muitas pessoas já foram para o trabalho vestidas no estilo: homens sem gravata e com camisas mais leves, enquanto as mulheres apresentaram-se sem o tailler formal, que foi substituído por roupas mais casuais.
Cool Biz: o que é e para que serve
O principal objetivo do Cool Biz é “refrescar” (do inglês “cool”) através de algumas atitudes com a finalidade de evitar o uso do ar-condicionado, pois consome muita energia elétrica. Por isso, desde que o programa foi criado, a recomendação é programar a temperatura do ar frio para 28°C. Para não sentir essa temperatura que ainda dá uma sensação de calor, o então primeiro-ministro Koizumi recomendou o uso de trajes mais casuais, eliminando o pesado terno para os homens e tailler para as mulheres, substituindo-os por modelos mais casuais, sem a necessidade da gravata…
Fonte: portalmie.com