MENU

Japão poderia seguir exemplo da Austrália, enquanto se prepara para receber mais trabalhadores estrangeiros

Diante de uma aguda escassez de mão-de-obra devido à baixa taxa de natalidade e a uma sociedade que envelhece rapidamente, o governo japonês criou uma nova política básica para aceitar mais trabalhadores estrangeiros. Mas o que Tóquio precisa fazer para se preparar para a nova onda de imigração e o que ela pode aprender de outros países? A Austrália, um país de imigrantes, pode oferecer algumas lições ao Japão.

O Japão tinha mais de 1,27 milhões de trabalhadores estrangeiros em outubro de 2017, mas isso não é suficiente para aliviar a crise de trabalho do país. Agora, o governo japonês pretende trazer mais de 500.000 trabalhadores em áreas como construção, agricultura e cuidados de enfermagem até 2025, e Tóquio planeja estabelecer o status relevante de residência para esses trabalhadores até abril de 2019.

“Não se pode negar que o governo se apressou em criar a nova política básica em resposta às fortes demandas de trabalhadores e organizações econômicas”, destacou Ippei Torii, presidente do conselho da Rede de Solidariedade com Migrantes do Japão, um grupo de apoio a trabalhadores estrangeiros…

 

Leia mais

 

Fonte: ipc.digital

Deixe um comentário