Japão sedia reunião entre 11 países para revisão da Parceria Transpacífico
Em uma tentativa de salvar o acordo comercial conhecido como Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), representantes de 11 países vão se reunir no Japão nesta semana para discutir como proceder sem seu maior atrativo: os Estados Unidos.
Os negociadores se reunirão em Hakone, a sudoeste de Tóquio, por três dias a partir de quarta-feira. Os 12 países chegaram a um acordo em 2015 após cinco anos de negociações. Mas em janeiro, o presidente Donald Trump anunciou a saída dos EUA da TPP, deixando seus parceiros em difícil posição, já que o acordo atual exige a ratificação dos EUA para entrar em vigor.
Desde então, Japão e outros países tentam convencer os menos entusiasmados a manter o pacto. Em maio, ministros dos 11 países remanescentes se reuniram no Vietnã. O enviado japonês Nobuteru Ishihara confirmou após o encontro “o compromisso dos países em implementar o acordo”.
A reunião tratará dos detalhes da modificação do acordo atual. Uma mudança necessária envolve as condições para a entrada em vigor do pacto. Do jeito que está, bastaria a ratificação de seis países, que representem 85% ou mais do PIB do grupo. Sozinhos, os EUA respondiam por 60% do PIB combinado dos 12 membros originais.
Mas o mais importante será decidir sobre a possibilidade de reabertura das regras e tarifas. Muitos países querem diminuir o período de proteção de dados sobre o desenvolvimento de medicamentos, segundo fonte do governo japonês. Os EUA, com grande indústria farmacêutica, pressionaram por período de exclusividade maior, e o grupo concordou com oito anos…
Fonte: portosenavios.com.br