MENU

Japão sobe 2 posições entre as 10 maiores potências militares do mundo

O Japão melhorou ainda mais sua posição na lista do Global Firepower Index (GFP), uma pesquisa anual que avalia o poderio das forças armadas em mais de 100 países e produz um ranking para classificar quais delas são as mais poderosas do mundo.

Lançada na última quarta-feira, a edição 2016 deste estudo analisou 125 países em mais de 50 fatores, que incluem os recursos logísticos e até os aspectos geográficos. O estudo não leva em conta a quantidade de armas que um país detém, mas sim a variedade, assim como não considera a existência de arsenal nuclear. Quanto mais próxima de 0 for a pontuação, mais poderosas são as forças armadas.

Alguns fatores, no entanto, impactam mais ou menos no desempenho de um país. Quando se avalia a mão de obra disponível, locais com populações enormes, como China e Índia, pontuam melhor que outros. Além disso, o GF concede mais pontos para quem é parte da Otan, aliança militar composta majoritariamente pelos Estados Unidos e nações europeias. Isso porque, segundo o GFP, esses países podem dividir recursos…

 

Leia mais

 

Fonte: mundo-nipo.com

Deixe um comentário