MENU

“Japonês da Federal” é aposta de fábrica de máscaras para o Carnaval

No Carnaval de 2016, o policial federal Newton Ishii — que ficou conhecido como “Japonês da Federal” — deve virar moda entre os foliões. Ele ganhou fama após ser fotografado e filmado várias vezes em prisões e apreensões da operação Lava Jato, e agora virou máscara de Carnaval.

A popularidade do agente chamou atenção de uma empresária que produz máscaras para a folia, mas exigirá cuidado redobrado. “As máscaras de políticos são feitas sem autorização porque eles são pessoas públicas e foram colocadas ali pelo povo. No caso do agente, como ele não é um político e não temos o direito de imagem, a máscara tem apenas alguns traços dele. Ela foi confeccionada a partir da máscara de um samurai comum”, explicou Olga Valles, proprietária de uma fábrica de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Os óculos escuros deixam o protótipo mais parecido com o modelo original.

Segundo Dona Olga, as ideias para o acessório vêm dos noticiários. “Tem que ser figuras que estão na mídia. Me pauto pelas notícias”, comentou. Além do japonês, as outras apostas da fábrica são as máscaras do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do senador Delcídio Amaral (PT-MS). Mas, para ela, o Brasil reage de forma diferente às figuras políticas no Carnaval. “Na Europa, os políticos que mais vendem máscaras são aqueles que são alvos dos maiores protestos. Os mais vendidos são os maiores vilões. Já aqui no Brasil, tem que ter alguma empatia…

 

Leia mais

 

Fonte: carnaval.uol.com.br

Deixe um comentário