MENU

Japoneses chegavam a Piracicaba há quase 100 anos em busca de terras onde ‘brotava ouro’

A vinda de imigrantes para Piracicaba nos séculos 19 e 20 foi importante para o processo de desenvolvimento econômico e para a diversidade cultural da cidade, que completou 250 anos neste mês. Entre os povos que vieram à Noiva da Colina, estão os japoneses, cujos primeiros representantes chegaram ao município no dia 7 de setembro de 1918, em busca das terras onde “brotava ouro”.

Segundo registros históricos, 40 famílias vieram à Piracicaba para trabalhar na Fazenda Pau d´Alho, de Paulo de Moraes Barros, médico e político piracicabano que, após viagem ao país asiático, ficou impressionado com a disciplina do povo e, após negociações com uma empresa de imigração, resolveu contratar japoneses para atuarem em sua lavoura.

A vinda à Piracicaba aconteceu 11 anos após Carlos Botelho, médico piracicabano e então Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, ter criado a lei para a entrada de imigrantes nipônicos no Brasil, o que ocorreu em 1907.

“Os japoneses vieram para cá em busca de oportunidades para melhorar de vida. Diziam no Japão que nas fazendas brasileiras ‘brotava ouro’, uma referência à cor dos grãos de café, cuja produção estava em alta na época e atraiu muitas famílias nipônicas em busca de riquezas”, afirma o sansei (neto de japoneses) Pedro Kawai, administrador de empresas e vereador da cidade…

Leia mais

Fonte: G1

Deixe um comentário