MENU

Modernizando as relações

O Japão tem fama de país próspero, limpo, organizado. Tudo isso é verdade, mas o custo para manter essa fama é dura. O pessoal trabalha dia e noite, e as coisas não param. Durante a madrugada, as estradas estão lotadas de caminhões carregando encomendas, é um vai vem frenético e ninguém se incomoda se está frio ou calor. O movimento é intenso, louco. As manutenções dos sistemas elétricos, dos cabos de alta tensão, dos trens, dos trilhos, do metrô, do Shinkansen e da frota de aviões, tudo isso é feito de madrugada.

Durante o dia são os escritórios, as escolas, o comércio e as indústrias. Tudo em ritmo acelerado, como o mudo fosse terminar amanhã.
As resposta para toda essa carga de trabalho são pessoas solitárias, algumas inseguras e sem energia para outras coisas importantes da vida.

A cultura de valorizar o esforço excessivo talvez seja o principal responsável tanto pelo crescimento do país, como dos problemas causados à população.
Aumenta de ano para ano casos de incapacidade laboral por derrames, stress e depressão. Mortes por trabalhar sem controle, superiores despreparados para lidar com os funcionários, hierarquia abusiva. Tudo isso tem contribuído para um desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal…

 

Leia mais

 

Fonte: bonde.com.br

Deixe um comentário