MENU

MUHAMMAD ALI LUTANDO MMA? HÁ 30 ANOS, FOI MAIS OU MENOS ASSIM

A morte de Muhammad Ali, neste sábado (4), rendeu várias homenagens ao lutador, considerado o maior de todos os tempos em seu esporte. Suas conquistas, seu ativismo e suas frases foram relembradas por praticamente todo o mundo do boxe e do esporte. No entanto, um episódio curioso de sua carreira foi pouco lembrado: uma ‘luta de MMA’ entre ele e o astro da luta-livre japonesa Antonio Inoki, em 1976.

A luta, que fará 30 anos no próximo dia 26, foi uma das primeiras instâncias em que lutadores de duas modalidades diferentes competiram em um evento que misturava as formas de luta. Isso muito antes de existir a palavra ‘artes marciais mistas’, do surgimento do UFC, Pride, entre outros.

Criado no Brasil, Inoki se tornou um dos astros da luta-livre japonesa, sob a batuta de outra lenda do esporte, Rikidozan. Rapidamente, se tornou ídolo no país tanto como lutador quanto como promotor de lutas. E foi nesta função que conseguiu atrair vários lutadores de outras modalidades para ‘desafios’ visando promover a luta-livre como ‘a luta ideal’. É nesta parte que Ali entra.

Em 1975, Muhammad Ali desafiou qualquer lutador japonês a lutar com ele por um milhão de dólares e Inoki aceitou o tal desafio do campeão de boxe. A luta foi realizada no Nippon Budokan, em Tóquio, transmitida para 34 países e altamente promovida pela imprensa internacional como um ‘encontro de gigantes’. Houve até a especulação que a luta era armada para que Inoki vencesse Ali, o que teria sido recusado pelo americano, que pediu que a luta fosse ‘para valer’.

A luta envolveu uma série de regras especiais (como as que hoje regulamentam o MMA), em especial impedindo que o japonês derrubasse Ali com quedas ou que ele apenas chutasse com uma das mãos no tablado do ringue. Quando a luta começou, Inoki começou a fazer justamente o que a regra permitia: tocar o chão e dar chutes na perna do boxeador sem parar.

Foi basicamente assim: o japonês chutando as pernas de Muhammad Ali até não poder mais e a lenda do boxe fugindo e aplicando apenas seis socos no total dos quinze assaltos da luta. O único momento em que a luta saiu deste panorama foi quando Ali tentou se defender dos golpes de Inoki e acabou derrubado, levando cotoveladas, que foram punidas pela arbitragem…

 

Leia mais

 

Fonte: torcedores.com

 

Deixe um comentário