MENU

Não conversa muito, mas escreve como poucos

japonês Naoki Higashida é poeta, novelista, ensaísta e bloguista. Fez 25 anos no mês passado e já publicou mais de 20 livros na sua língua materna, tendo lançado há dias a sua segunda obra em inglês. Impressionante. Sim, até porque o primeiro volume anglófono deste jovem, “The reason I jump” (A razão por que salto), saiu quando tinha 13 anos.

Mais incrível se torna o percurso deste autor quando sabemos que sofre de autismo não-verbal. Segundo o “Financial Times”, o jovem revolucionou as suposições de que as pessoas autistas carecem de empatia, humor ou imaginação. Tem dúvidas? Leia a descrição que faz da linguagem falada, um mar “onde toda a gente nada, mergulha e brinca livremente, enquanto eu fico sozinho, preso num barquinho que balança de um lado para ou outro”.

Foi a um provérbio nipónico que Higashida foi buscar o título “Fall Down 7 Times Get Up 8” (Se caíres sete vezes, levanta-te oito) para um livro em oito secções que “The Japan Times” insere na tradição do zuihitsu: coleção de breves ensaios, de tom filosófico, intercalados com poesia, memórias e ficção. O subtítulo da edição inglesa é explicativo: “a voz de um jovem a partir do silêncio do autismo” …

 

Leia mais

 

Fonte: expresso.sapo.pt

Deixe um comentário