Nikkei lança livro info-ilustrado de futebol em São Paulo e no Rio de Janeiro!
O paranaense de nascimento, mas torcedor fanático do Botafogo-RJ, Edson Teramatsu lançará seu livro “Campeões para Sempre” neste dia 09/06 no Museu do Futebol, por ocasião do encontro mensal do Memofut (https://www.museudofutebol.org.br/evento/99%C2%BA-reuniao-do-grupo-memofut), ao mesmo tempo em que ocorre uma feira de livros de futebol na Praça Charles Miller, organizada pela Livraria Pontes, de Campinas, devido à proximidade da Copa do Mundo de Futebol, na Rússia.
O Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol interessado em ampliar seus conhecimentos sobre futebol com o público, abrirá suas reuniões desse dia às 9h para se encerrar às 13h. A participação do “Campeões Para Sempre” nesse evento está programada para às 11h.
Os encontros do Memofut acontecem em um sábado por mês, sempre no Museu do Futebol, e contam com a presença de personalidades e pensadores do esporte para o debate de temas diversos. Os participantes podem trazer livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol.
A SAGA DA SELEÇÃO PENTACAMPEÃ DO MUNDO EM INFOGOLS
Edson Teramatsu é jornalista, paranaense, funcionário público e apaixonado pela Seleção Brasileira.
Um dia, lembrou que a imprensa esportiva tinha o hábito de desenhar os gols de jogos importantes — por arte e também porque a fotografia não era tão desenvolvida.
Começou a desenhar gols para deleite próprio. E criou o “infogol” — o infográfico do gol. Gostou tanto que começou a desenhar os gols da Seleção Brasileira nos cinco Mundiais conquistados pela camisa canarinho.
Logo criou um blog — www.infogol.com.br —, e, em seguida, cinco e-books, um para cada título mundial do Escrete Canarinho, entre 1958 e 2002.
Agora, ele consolida, num único volume impresso para a editora LivrosdeFutebol, os infogols que nos deram o penta. Com infogols, com um texto delicioso que apresenta detalhes da intensa pesquisa que obriga Edson a até ouvir transmissões radiofônicas para saber exatamente quem estava na jogada do gol, quem cruzou, quem deu o passe decisivo.
A obra tem 17x24cm, 312 páginas, é inteiramente colorido (porque, depois da Copa de 1970, não tem mais graça ver gol em preto e branco) e custará R$69,90.
O livro ganhou um prefácio carinhoso do conhecido jornalista Marcelo Barreto (Sportv, O Globo e Rádio Globo) e o apoio cultural do Itatiaia Rádio Bar.
Abaixo, dois gols por Copa, constantes no livro