MENU

Nissan anuncia compra de 34% da Mitsubishi

Nissan chegou a acordo para a compra de uma posição acionista de 34% na Mitsubishi, o que fará com que aNissan ultrapasse até o próprio conglomerado japonêsMitsubishi no capital da fabricante que admitiu recentemente forjar dados sobre consumos de combustível. Segundo noticiou a agência France Press, citando a Agência de Serviços Financeiros (FSA), aMitsubishi vai emitir para a Nissan 506,6 milhões de ações ordinárias, a um preço de 468,52 ienes a unidade, o que corresponde a um montante total de 237,36 bilhões de ienes, aproximadamente 1,9 bilhões de euros ou 2,18 bilhões de dólares.

A nova aliança irá estender uma parceria já existente entre as duas montadoras japonesas há cinco anos. Cria uma nova força dinâmica na indústria automotiva que irá cooperar intensivamente e gerar sinergias consideráveis. Segundo salientou Carlos Ghosn, presidente da aliança Renault-Nissan, o aprofundamento da ligação com aMitsubishi traz benefícios para ambas as partes, sendo que a Nissan ganhará sobretudo com a experiência e a liderança da Mitsubishi no mercado das pick-up, como é o caso do modelo L200.

Neste contexto, a Nissan poderá nomear até quatro diretores para o conselho da Mitsubishi, incluindo para o cargo de presidente do conselho da nova controlada. “O maior desafio é apoiar a Mitsubishi na sua mudança e crescimento [assim como] a tornar-se rentável e a restabelecer a sua reputação”, afirmou Ghosn, citado pela Reuters…

 

Leia mais

 

Fonte: jornalolemept.com

Deixe um comentário