MENU

No Bunkyo, políticos nikkeis destacam ‘legado’ para ajudar o país a superar a crise

Realizado no dia 24 de março por 34 entidades nipo-brasileiras no Salão Nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, no bairro da Liberdade, em São Paulo, a Homenagem aos Políticos Nikkeis do Estado de São Paulo eleitos em 2016 contou com a participação de 35 políticos, sendo 4 prefeitos, 5 vice-prefeitos e 26 vereadores dos 136 nikkeis, de acordo com levantamento do próprio Bunkyo, que apontou ainda que, dos 645 municípios paulistas, 108 deles possuem descendentes de japoneses eleitos para o poder executivo (prefeito ou vice-prefeito) e/ou no legislativo (Câmara de Vereadores).

Do total, 25 cidades estiveram representadas na cerimônia, que contou com a presença da presidente do Bunkyo, Harumi Goya; da cônsul geral adjunto Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi; do presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Yasuo Yamada; do presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro e do secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Fujiyoshi Hirata, além da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP) e do deputado estadual Jooji Hato (PMDB).

Em sua saudação, a presidente do Bunkyo falou sobre a importância do evento destacando que, entre os homenageados, muitos estavam conhecendo o Bunkyo pela primeira vez. Goya explicou ainda que em 2018 a comunidade nipo-brasileira estará comemorando os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e lembrou aspectos históricos da saga dos pioneiros, que vieram ao país com o “sonho de retornar ao Japão”.

“Mas movidos pelas circunstâncias acabaram adotando o Brasil como sua segunda pátria, construindo bases para a inserção neste país. Como herança, deixaram um legado de trabalho, lealdade e honradez, entre outros adjetivos que formaram o alicerce para a participação dos nikkeis na vida política”, destacou Harumi Goya…

 

Leia mais

 

Fonte: portalnikkei.com.br

Deixe um comentário