MENU

O curso de língua japonesa Marugoto promove Workshop de Min’yo

O curso de língua japonesa Marugoto promove, em 21 de janeiro de 2018, o Workshop de Min’yo, um gênero de música folclórica tradicional japonesa. O evento acontece das 14h às 16h, e é voltado a estudantes de língua japonesa.

No workshop, o público terá a oportunidade de conhecer peculiaridades da música folclórica japonesa através da canção e do contato com os instrumentos musicais japoneses. Será uma oportunidade de aprofundar o conhecimento da língua e da cultura japonesa por meio da compreensão das letras e do significado do Min’yo.

A programação inclui apresentação de músicas folclóricas de variadas regiões do Japão, destacando a cultura regional e o contexto da época, mostra dos instrumentos japoneses shamisen, shakuhachi e taiko, suas origens e características e apresentação de Bon odori, uma dança circular, para a qual todos os alunos serão convidados a participar.

O evento é gratuito e possui vagas limitadas. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição pelo e-mail info@fjsp.org.br, enviando as seguintes informações: nome completo, telefone para contato, nome da escola em que estuda japonês. Todos os inscritos receberão um e-mail de confirmação.
As inscrições se encerram em 18 de janeiro de 2018.

Música Min’yo
O Min’yo, tipo de música folclórica japonesa, traz como temas principais a transmissão do ritmo da vida e sentimentos do cotidiano do povo, o trabalho dos agricultores e pescadores, celebrações e até mesmo as histórias dos itinerantes.
Em suas canções, os trabalhadores encontravam força e perseverança para suas árduas jornadas, enaltecendo as glórias alcançadas e expressando as dores cotidianas, sendo um retrato fiel do sentimento e da alma do povo japonês.

Grupo Min
A preocupação de que o Min’yo se perderia com tempo é um assunto que há anos é discutido na comunidade japonesa, sendo preocupação de muitos.
Foi então que, em março de 2014, os professores Tamie Kitahara e Tsukasa Kaito, que sempre batalharam pelo ensino e continuidade do Min’yo no Brasil, decidiram unir forças e colocar em prática o tão sonhado projeto. Uniram, assim, os grupos que atuam com esta arte, nascendo um novo grupo de Min’yo entre os jovens no Brasil: o Grupo MIN. ‘MIN’ em japonês significa ‘povo’.
Em outubro daquele mesmo ano realizaram seu primeiro festival, reunindo mais de 60 jovens no palco, envolvendo canto, dança e instrumentos musicais japoneses, como shamisen, shakuhachi e taiko…

 

Leia mais

 

Fonte: fjsp.org.br

 

Deixe um comentário