MENU

O milionário Maezawa, novo mecenas japonês da arte contemporânea

Com o anúncio pelo Instagram da compra de um quadro de Jean-Michel Basquiat por 110,5 milhões de dólares, o milionário japonês Yusaku Maezawa se tornou um mecenas do século XXI.

Este fundador de várias empresas de comércio eletrônico lembra aqueles japoneses que, na época da bolha imobiliária dos anos de 1980, adquiriram obras impressionistas por quantias astronômicas.

Ele garante ser “mero colecionador”, que segue a sua intuição sem assessorar-se com especialistas do mercado de arte. “Só compro o que eu acho bonito. Isso é tudo. Gosto das grandes obras e da história que elas contêm, mas tê-las não é um fim em si mesmo”, declarou em uma entrevista concedida por e-mail à AFP.

Em vez de ficar em casa com a obra sem título (1,83 metros por 1,73 metros) do pintor nova-iorquino morto de overdose em 1988, aos 27 anos, pretende em emprestá-la a galerias do mundo todo.

“Espero que dê tanta alegria aos demais como a mim, e que essa obra-prima do jovem Basquiat, então com 21 anos, inspire as gerações futuras. Quero emprestar a instituições e exposições do mundo essa obra que o público não vê há mais de 30 anos”, afirma…

 

Leia mais

 

Fonte: istoe.com.br

Deixe um comentário