Os 10 maiores erros ao comer comida japonesa
Para quem imagina que dominar os hashis seja a única técnica precisa para não dar vexame em um restaurante japonês, aqui está nosso alerta: há outros deslizes (bem comuns) que são reprovados pelos nipônicos.
Nossa tarefa é ajudá-lo a aproveitar melhor sua próxima ida ao restaurante e aprender a respeitar a gastronomia deles. Na lista abaixo estão os maiores erros relatados à britânica Independent por chefs japoneses renomados.
Mergulhar niguiri no shoyu
O certo é usar uma espécie de pincel para umedecer o peixe com o molho de soja. Aqui no Brasil, é muito comum embebedar o arroz com o molho. Mark Edwards, chef do Nobu London, diz que o condimento deve ser usado apenas para acrescentar sabor ao prato e pode acabar mascarando gostos se colocado em excesso.
Comer o gengibre junto com o sushi
A especiaria na culinária japonesa serve para limpar seu paladar ao intercalar sushis com diferentes tipos de peixes, e não como um complemento do prato.
O chef Nobu Matsuhisa, do Nobu Shoreditch, explica que “se quiser provar um sushi de salmão depois de comer um de atum, você deve consumir o gengibre para limpar sua boca e assim não confundir os sabores”.
Além disso, saiba que o daikon (nabo) e o shiso não servem apenas para enfeitar o prato. “Devem ser consumidos e ainda ajudam na digestão”, diz o chef e restaurateur Andrew Kojima.
Saborear lámen educadamente
Não se preocupe em fazer barulho e também não tente cortar o macarrão do caldo.
“É educado fazer barulho ao saborear o lámen. Isso mostra respeito ao chefe e ajuda a esfriar o macarrão para não queimar sua boca”, ensina Shane Zhao, chef do Issho, de Londres…
Fonte: vip.abril.com.br