MENU

Os sismos no Japão e no Equador estão relacionados? Especialistas dizem que não

A série de sismos que abalaram, nos últimos dias, o sudoeste do Japão, a Ásia e o Equador não estão directamente relacionados, consideram os sismólogos. No entanto, o ressurgimento da actividade sísmica aumenta a angústia de poder ocorrer, em qualquer parte do mundo, um terramoto sem precedentes, particularmente ao longo da costa sul do arquipélago japonês.

Existe uma ligação entre os recentes sismos no Japão, no Equador, no Paquistão e em Taiwan, e poderão eles ser precursores de um “megaterramoto”?

Embora tenham ocorrido recentemente vários terramotos em diferentes partes do “Anel de Fogo do Pacífico”, os especialistas concordam que eles não estão necessariamente ligados.

No entanto, os recentes sismos registados num país [Japão] que sofreu 20 % dos terramotos mais violentos do mundo estão a ser considerados uma forma de avaliar a probabilidade da ocorrência de um “megaterramoto” ao longo da costa sul do arquipélago (de Nankai) até Tóquio.

Tal acontecimento pode ocorrer a qualquer momento e poderá gerar um enorme tsunami e matar até 320 mil pessoas no Japão, destruir 2,4 milhões de casas e obrigar à evacuação de 9,5 milhões de habitantes, segundo as estimativas do Governo japonês…

 

Leia mais

 

Fonte: publico.pt

Deixe um comentário