MENU

Partido oposicionista do Japão elege política com pai taiwanês como líder

O Partido Democrático do Japão, o principal da oposição no país, escolheu como líder a parlamentar Renho Murata, de 48 anos. Com pai taiwanês, a política é a primeira pessoa com herança étnica mista a comandar um dos principais partidos políticos no país.

Em seu terceiro mandato na Câmara Alta, Murata é uma mostra da crescente influência dos cidadãos japoneses com ao menos um pai estrangeiro. Ela disse que terá discussões dentro do partido sobre como o Japão pode promover valores de diversidade e coexistência.

Murata já foi ministra e é mãe de dois filhos. Ela é a primeira mulher a liderar a oposição desde Takako Doi, que foi líder do Partido Social Democrata de 1986 a 1991.

Caso o Partido Democrático do Japão chegasse ao poder, Murata estaria posicionada para ser primeira-ministra, porém a sigla tem um longo caminho para superar o Partido Liberal Democrático, do premiê Shinzo Abe. Os governistas apareceram com 40% das intenções de voto em pesquisa de setembro da emissora NHK, ante apenas 8% do Partido Democrático do Japão…

 

Leia mais

 

Fonte: em.com.br

Deixe um comentário