MENU

Pesquisador japonês visita DIAHV para conhecer ações de saúde realizadas na Rio 2016

O professor japonês Tsutomu Kitajima, da Kyorin University, visitou o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais para conhecer as experiências do Brasil nas ações de prevenção e tratamento do HIV durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro. O Japão será a sede dos próximos jogos, em 2020, e a pesquisa junto ao Brasil é conduzida pela Kyorin University, com financiamento do Ministério da Saúde daquele país.

Durante a reunião, técnicos de diversas áreas do Departamento apresentaram a situação epidemiológica do HIV no Brasil e compartilharam suas vivências nas diversas ações realizadas pelo Ministério da Saúde durante a Rio 2016. Também estiveram presentes técnicos da Coordenação de HemoDerivados, que explicaram como se organiza a política da doação e testagem do sangue no Brasil em grandes eventos, experiência que é referência mundial.

Entre as iniciativas que mais chamaram a atenção do professor Kitajima estão a programação realizada pelo governo federal na Casa Brasil (Pier Mauá); a distribuição de preservativos durante todo o período em diversos espaços, incluindo máquinas dispensadoras de camisinhas na Vila dos Atletas e o Centro de Mídia – Rio 2016; a dispensação de ARV para estrangeiros e o uso de novas tecnologias para ampliar o acesso à informação e aos serviços de saúde…

 

Leia mais

 

Fonte: aids.gov.br

Deixe um comentário