MENU

Pode a Mitsubishi desaparecer? O presidente admite que sim

A Mitsubishi Motor Company, o braço automobilístico do gigante industrial japonês Mitsubishi Corp, tem a sua existência em risco. O alerta foi dado pelo presidente do construtor que vende modelos como o Outlander e o Space Star, numa conferência de imprensa em que também explicou que ainda não tem resposta para dar aos clientes.

Depois de ter atravessado uma dura crise há uma década, quando falhou na identificação de um problema mecânico, fatal para vários clientes, que potenciava o desprendimento das rodas dianteiras de alguns dos seus modelos, a Mitsubishi Motor Company tem já pela frente um novo “crash-test”. Desde logo na bolsa de valores de Tóquio, onde os seus títulos perderam metade do valor desde que, há uma semana, foi assumida pela administração a existência de dados enganadores relativos às emissões de alguns citadinos pelo menos desde 2002. Um horizonte que o jornal Nikkei já indicou alargar-se pelo menos aos últimos 25 anos. Neste caminho que percorre na última semana, a companhia caiu para o valor mais baixo de sempre em bolsa.

No âmbito deste escândalo, similar na natureza ao que a Volkswagen vive desde Setembro (altura em que as autoridades norte-americanas denunciaram a existência de fraude nas emissões de óxidos de azoto dos diesel do grupo), mas muito inferior em dimensão (cerca de 600 mil carros japoneses contra onze milhões do conglomerado alemão), a administração da Mitsubishi formou uma equipa de investigação com três ex-procuradores japoneses com mandato para três meses…

 

Leia mais

 

Fonte: economico.sapo.pt

Deixe um comentário