Por que o Japão tem as menores taxas de obesidade do mundo
O número de pessoas acima do peso ideal só aumenta no mundo. É o que mostra o mais recente – e mais abrangente – estudo sobre o assunto. A pesquisa compilou dados de 195 países, desde 1980 até 2015. Os dados apontam que cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo, entre adultos e crianças, ou praticamente um terço da população mundial, pesa mais do que deveria.
Dentre esses 2,2 bilhões, estima-se que 605 milhões de adultos e 110 milhões de crianças estejam não só acima do peso, como obesas. A taxa de obesidade, segundo o estudo, dobrou em 73 países entre 1980 e 2015. O estudo foi publicado em 12 de junho no respeitado “The New England Journal of Medicine”.
A pesquisa, que faz análises detalhadas dos dados sobre excesso de peso por país, sexo e idade, foi liderada por Christopher Murray, da Universidade de Washington e diretor do Instituto de Métrica e Avaliação para a Saúde, nos Estados Unidos. Contou com a colaboração de pesquisadores de mais de 124 institutos e universidades pelo mundo, incluindo brasileiros.
“O excesso de peso é um dos mais desafiadores problemas de saúde pública do nosso tempo, afetando praticamente uma em cada três pessoas”, diz Ashkan Afshin, um dos principais autores do estudo junto com Murray…
Fonte: nexojornal.com.br