Prato tradicional japonês, lámen se populariza no Brasil
A culinária oriental já é muito popular no Brasil com diversas variações e apresentações. Um dos grandes sucessos da gastronomia japonesa, o lámen ou “Rãmen”, como se fala em japonês, ganha espaço nos restaurantes.
Em 2016 mais de 12 casas abriram na capital paulista especializada em preparar diversos tipos de lámen oferecendo uma riqueza de sabores e texturas.
A origem do lámen é da China. O “macarrão chinês” e foi levado para o Japão pelas mãos do estudioso confucionista Ming Zhu. Ele apresentou o prato chinês primeiramente a Tokugawa Mitsukuni, um senhor feudal de Mito, província de Ibaraki.
Este macarrão era feito de uma mistura de farinhas de trigo e lótus, e servido em um caldo. Uma versão original deste prato pode ainda ser encontrado em alguns restaurantes em Ibaraki e é chamado de “Mito Komon Ramen”.
Popularização do lámen
Mas foi no período do Meiji (1868/1912) que o lámen começou a conquistar os japoneses, inclusive se tornando um dos principais alimentos após a Segunda Guerra Mundial, por ser barato e gostoso, passando a ser vendido em barracas de rua em todo o Japão.
O lámen é considerando um dos pratos mais representativos da cozinha japonesa. A especialidade se espalhou por vários restaurantes no Japão. Estima-se que existam mais de 35 mil estabelecimentos que ofereçam está especiaria em todo o país. A popularidade é tanta que o prato até conquistou um espaço no museu do Lámen em Okahama no Japão…
Fonte: G1