Preços ao consumidor no Japão têm deflação em março
O principal indicador da inflação ao consumidor no Japão, ou seja, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), recuou pela primeira vez em cinco meses, após dois meses seguidos de estagnação, de acordo com um relatório preliminar divulgado ontem (28) pelo governo do país, reforçando as dificuldades do Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) em atingir a meta de inflação estável de 2% ao ano.
O núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, mas inclui energia, apresentou deflação de 0,3% perante março do ano passado. Na comparação mensal, o CPI teve alta de 0,1% em relação a fevereiro. O índice situou-se em 102,7 contra a base de 100 estabelecida em 2010, de acordo com os números preliminares do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do país.
Já o índice de preços que inclui todos os itens, apresentou leve alta de 0,1% na base mensal e declinou 0,1% na comparação anual, o que representa a primeira queda em termos anualizados desde novembro de 2015. O índice situou-se em 103,3 contra a base de 100…
Fonte: mundo-nipo.com