MENU

PROGRAMA DE CONVITE A DESCENDENTES DE JAPONESES DAS AMÉRICAS CENTRAL E DO SUL PARA VISITA AO JAPÃO

Com o objetivo de aumentar a compreensão sobre a realidade do Japão e as políticas do país, o governo japonês oferece, através deste Consulado Geral, um programa de convite a descendentes de japoneses que possam divulgar suas impressões sobre o Japão em suas comunidades. Os interessados no programa devem ser residentes na jurisdição do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (Estados de Espírito Santo, Minas Gerais (exceto Triângulo Mineiro) e Rio de Janeiro) e atender aos requisitos abaixo mencionados, entregando os documentos necessários, conforme explicitado no item 3 abaixo. *Residentes em localidades diferentes das acima mencionadas deverão contatar a representação diplomática japonesa responsável pela sua jurisdição.

1. Informações do Programa

(1) O objetivo do programa: Através da estadia no Japão, aprofundar o entendimento sobre o Japão. Após o programa, procurar divulgar as informações relacionadas com o Japão no Brasil.

(2) Período de estadia no Japão: de 11 a 18 de setembro de 2016;

(3) Número total de participantes: 10 (02 convidados indicados pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo)

(4) Despesas: o governo japonês arcará com as despesas relacionadas ao programa e suas atividades, como: passagem de ida e volta em classe econômica, hospedagem, refeições, transporte interno no Japão e seguro. Despesas decorrentes a visitas extras fora do programa, aquisição de presentes e lembranças, comunicação particular, lavanderia, etc. deverão ser arcadas pelo próprio participante.

(5) Programação principal (sujeita a alterações): Encontro com Diretores do MOFA e explicações sobre estratégias políticas; Debates; Palestras de especialistas de outras áreas; Encontros com autoridades japonesas; Possibilidade de conhecer a cultura japonesa em localidades próximas a Tóquio.

(6) Acompanhamento após o retorno: O convidado deverá apresentar um relatório a este Consulado Geral após o retorno e realizar apresentações, conforme especificado no item 2 em “Requisitos”. Ainda, divulgar efetivamente o Japão em mídias sociais como facebook, twitter, blog, etc. e também contribuir para o “ Latin America Nikkei Network” gerido pelo Setor de Assuntos para a América Central e do Sul do MOFA.

2. Requisitos

(1) Ser descendente de japoneses;

(2) Ter concluído ou estar em estudo no curso de mestrado nas áreas relacionadas ao jornalismo, estudos japoneses, relações internacionais, ciência política e sociologia.

(3) Ter um excelente nível de conhecimento de língua inglesa para discussões e trocas de ideias (todas as atividades oficiais relacionadas ao programa no Japão serão realizadas em inglês);

(4) Comprometer-se a organizar e realizar de maneira independente divulgações sobre o programa dentro de um prazo de 3 meses após o retorno ao Brasil.

3.Documentos necessários

(1) Curriculum Vitae em Word e português contendo Nome completo no alfabeto e em katakana, data de nascimento, idade e sexo; Endereço completo, telefone, e-mail; Empresa ou instituição onde trabalha e cargo atual; Formação acadêmica, área de especialidade informando os anos de ingresso e formação; Caso pertença a alguma instituição nipo-brasileira, informar o nome da instituição e cargo, anos de associação ou voluntariado; Grau de descendência (filho, neto, bisneto de japoneses, etc.); Experiência de viagem ao Japão (caso tenha recebido convite do governo japonês, especificar o tipo de convite ou bolsa recebida, finalidade e período da viagem); Especificar o nível de fluência em inglês (informar a proficiência de inglês como TOEFL, TOEIC ou outros, se tiver), espanhol, português e japonês; Uma foto recente;

(2) Redação em português e inglês em Word com cerca de 2 páginas formato A4 com o tema: “ Possíveis influências que melhoria das imagens do Japão no seu país afetam nas relações bilaterais entre o Brasil e o Japão ”;

(3) Esquema de palestra/reunião sobre o programa, mencionado no item 2-(4), contendo Data prevista; Local previsto; Número total e a lista de participantes previstos;

4.Período de Inscrição

31 de maio (terça) a 14 de junho (terça) de 2016. Os documentos devem ser enviados pelo correio ou ser entregues diretamente no Centro Cultural e Informativo deste Consulado Geral até o dia 14 de junho (terça-feira). Os documentos deverão estar neste Centro Cultural até 17h00 no último dia da inscrição. Após esta data, a inscrição será desconsiderada.

Endereço: Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro Av. Presidente Wilson 231/1403, Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-021 5.

Processo Seletivo

(1) Avaliação interna de documentos pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro;

(2) Entrevista presencial com os candidatos selecionados na avaliação interna em data ainda a ser definida, no Centro Cultural e Informativo (não serão realizadas entrevistas por telefone, videoconferências ou afins);

(3) Indicação dos candidatos selecionados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA);

(4) Escolha final dos candidatos indicados pelas Representações Diplomáticas das Américas Central e do Sul pelo MOFA.

*Todos os contatos após a inscrição serão feito através do e-mail.

6. Contato

Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (21) 2240-2383 R112

bolsa@ri.mofa.go.jp

Deixe um comentário