Quer alugar um pai? No Japão há um projeto que o permite
Podem custar pequenas fortunas, mas a verdade é que clientes não faltam ao Heart Project (Projeto Coração, em português). Alugar pais é um negócio de Ryuichi Ichinokawa e oferece-lhe a possibilidade de alugar um pai para discursar num casamento ou até substituir o pai que não tem.
Diz Ichinokawa que 20 a 30% dos pedidos são alugueres de pais para casamentos. De 30 a 40% são sobretudo pedidos com o intuito de alugar um pai “como substituto” de um pai que o cliente não tem ou com a intenção de o apresentar a uma futura esposa. Os clientes, esses, têm “entre 20 e 40 anos”, conta à Bloomberg.
E quanto custam estes serviços? Os pais “substitutos” são os mais caros. Para alugar um com esse propósito vai ter de pagar cerca de 233 euros. Para levar esse pai a um casamento, isso irá custar 116 euros. Dar um discurso é o serviço mais barato: cerca de 39 euros.
Os requisitos são maioritariamente por “vaidade” e não por “necessidade”, já que no Japão há uma grande preocupação com a aparência e com a forma como o resto da sociedade olha para os outros, conta Ichinokawa. Quando começou, pensou em levar o projeto para a frente sozinho, apenas desempenhando o “papel de pai para filhos criados apenas por uma mãe” e pouco mais. O negócio cresceu e começou a receber pedidos de pessoas a solicitar “mulheres”, “pessoas mais novas” ou “pessoas nos sessentas” e Ichinokawa começou a contratar mais trabalhadores para se juntarem a ele…
Fonte: observador.pt