Quioto: À descoberta do Japão autêntico
Visitar Quioto é uma experiência única. Bem menos cosmopolita que a capital Tóquio, é uma cidade cheia de cultura e tradição. Em muitas ruas encontram-se casas de madeira, tipicamente japonesas, com plantas nas varandas e interiores de tatami. Um passeio pelo bairro de Gion, uma zona antiga e repleta de história, pode permitir-nos cruzar com uma geisha, um dos símbolos do país.
Embora bastante recatadas, é possível vê-las noutros locais da cidade, onde as suas vestes impecavelmente cuidadas e os rostos de porcelana não as deixam passar despercebidas. São também elas as protagonistas das cerimónias do chá.
Na capital cultural do Japão, por entre cenários naturais deslumbrantes, e porque os japoneses cultivam a espiritualidade (Xintoismo), surgem por toda a cidade imponentes templos, na sua maioria budistas. Alguns dos imperdíveis são o Kinkaku-ji (Golden Pavilion), o Fushimi-inari e o Kiyomizu-dera. Por todo o lado sente-se um agradável cheiro a incenso e ouve-se, sobretudo, silêncio. E se nestes templos de grandes dimensões as sensações são de calma e tranquilidade, imagine-se nos pequenos centros de meditação zen onde se tiram os sapatos, se admiram pedras alinhadas e se ouvem pequenas quedas de água…
Fonte: jornaldenegocios.pt