Ranking de liberdade de imprensa: nem o Japão nem o Brasil conquistam boas colocações
A ONG “Repórteres sem Fronteiras” apresentaram o “Ranking de Liberdade de Imprensa 2017” no dia 26. Dentre os 180 países e regiões analisadas, o Japão continuou no 72º lugar, sendo ultrapassado pelo Itália (52º). Dentre os países do G7, o Japão está no último lugar.
O ranking foi construído a partir de relatórios de especialistas e repórteres que trabalham em várias regiões. Os países escandinavos conquistaram os primeiros lugares, enquanto o sudeste asiático e a Coreia do Norte estão nos últimos. Contudo, os jornalistas alertaram que “a democracia está enfraquecendo, assim como o poder do jornalismo”.
O Japão caiu diversos lugares desde que conquistou a 11ª colocação em 2010. Citando a saída do ramo de jornalistas contra o governo de Abe, muitos jornalistas comentaram que “as auto regulações estão aumentando dentro das mídias e o atual governo não esconde sua hostilidade contra a mídia”.
Em relação às leis de proteção de segredos específicos, mesmo com pedidos de explicações de relatores especiais das Nações Unidas, “o governo japonês continua a recusar discussões”…
Fonte: portalmie.com