Recorde das crianças que necessitam de classe especial do idioma japonês, 1/4 é brasileira
O número de crianças – japonesas e estrangeiras – que não possuem habilidades para compreender as matérias oferecidas nas salas de aula e para a comunicação do dia a dia, cresceu e tornou-se histórico. É o que mostra a estatística divulgada pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão.
Os dados para essa estatística foram coletados em todas as escolas públicas, do shogakko, chugakko e koukou (primário, ginásio e colegial) de todo o país, no ano passado (2.016). São 43.947 crianças e adolescentes que necessitam de atenção especial no idioma japonês. Desse número 34.335 são estrangeiras.
Quase 10 mil são crianças japonesas
Dentre esse universo de quase 55 mil crianças, 9.612 possuem nacionalidade japonesa. Houve um aumento de 22% em relação ao ano anterior (2.015). Observou-se que são crianças cujos pais não falam o idioma japonês em casa, porque um deles é de outro país. Outro motivo é que a vivência em outro país foi longa e usava outro idioma…
Fonte: portalmie.com