Restaurantes do Japão frustram plano de Olimpíada sem fumo
Os planos do Japão para deixar Tóquio “livre de fumo” antes dos Jogos Olímpicos enfrentam um novo obstáculo. Os parlamentares continuam indecisos em relação a um projeto de lei desenvolvido para proibir o uso de cigarros em espaços públicos fechados após uma reação negativa da indústria gastronômica do país.
O projeto de lei do Ministério da Saúde japonês, que visa a restringir o fumo em lugares públicos como escolas, hospitais, edifícios do governo, bares e restaurantes, enfrenta a oposição de cerca de 90 por cento dos parlamentares do Partido Liberal Democrata, que governa o país. Eles argumentam que, com a lei, bares e restaurantes teriam que fechar as portas.
Mesmo depois de o primeiro secretário do gabinete Yoshihide Suga ter ordenado que o ministro da Saúde, Yasuhisa Shiozaki, convencesse o partido a apoiar o projeto de lei, sua discussão continua bloqueada no comitê de saúde do partido porque nenhum dos lados quer ceder. O governo não desistiu da proposta porque essa pode ser a última chance de o Japão ter uma lei nacional para abordar o fumo passivo, segundo a presidente da comissão, Naomi Tokashiki…
Fonte: economia.uol.com.br