Robô da USP é convidado para “lutar” sumô no Japão
Em dezembro, o robô Stonehenge, da equipe ThundeRatz da Escola Politécnica (Poli) da USP, pode ir ao Japão. O desafio? Participar de uma competição de sumô, a International Robot-Sumo Tournament. Caso vença uma pré-competição, marcada para um dia antes, outro robô da equipe, o Moai, também poderá lutar no torneio japonês.
Todos com nome e logo personalizados, são os robôs que recebem os convites para as competições. O Stonehenge, um radiocontrolado de três quilos, já tem experiência na disputa de Tóquio, tendo conquistado o quarto lugar em 2014. Para este ano, a equipe está à procura de empresas e instituições que patrocinem a viagem.
O International Robot-Sumo Tournament é dividido em categorias de peso entre robôs autônomos e radiocontrolados. Após três rounds, saem vencedores os primeiros que conseguirem empurrar o adversário para fora da arena. Para que seja mais difícil de tirar os robôs do “ringue” e sem poder alterar os seus pesos, os competidores utilizam a estratégia de colocar vários imãs embaixo das máquinas…
Fonte: jornal.usp.br