MENU

‘Sabor da Vida’: a delicada pérola do cinema japonês

Como o último filme japonês sobre o qual escrevi aqui no Cine Set, cheguei a este “Sabor da Vida”sem saber exatamente do que se tratava. Assim como da última vez, a ocasião foi fortuita: mais uma vez pude ser surpreendido pela habilidade nipônica de esconder o real tema de uma obra cinematográfica até que ele venha de maneira natural.

“Sabor da Vida” é o novo filme de Naomi Kawase, uma diretora japonesa queridinha de Cannes, famosa por suas narrativas complexas. Para quem é familiar com sua obra, a primeira coisa que chama a atenção em seu novo projeto é o espantoso tradicionalismo de sua trama, que gira em torno da interação de três personagens cujas vidas se cruzam em uma loja que vende dorayaki, um doce típico japonês recheado com uma pasta do doce de feijão (essa pasta dá nome ao longa no Japão).

Teve crítico que chamou a produção de simples demais por conta do choque, mas não se assuste: sim, “Sabor da Vida” tem uma história que faria aquela sua tia que ama filmes água-com-açúcar se derreter toda se fosse estrelado por americanos, porém ele toca em pontos tão certeiros de maneira tão sutil e sincera que é impossível não se deixar levar…

 

Leia mais

 

Fonte: cineset.com.br

Deixe uma resposta