MENU

Sem chuva, 97º Shokonsai reúne famílias, tradições e culturas japonesas

Há 97 anos, o segundo domingo de julho tem o céu aberto e sem chuva. Na data também é realizado o Shokonsai, evento de tradição e cultura japonesa que tem como objetivo reverenciar a memória dos antepassados. A homenagem foi realizada no Cemitério Japonês de Álvares Machado e recebeu, conforme a organização, cerca de três mil pessoas de todas as idades.

O evento, que reuniu pessoas de vários locais do país, começou cedo e com orações pelos entes que já partiram, segundo contou ao G1 o membro da comissão organizadora, Alberto Yukio Nakada. No período também houve reverência pela paz em memória aos soldados falecidos de todas as nações na 2ª Guerra Mundial.

Durante a tarde foram realizadas apresentações, como karaokê, danças típicas e folclóricas japonesas e taiko. “O evento mantém a cultura japonesa e reverencia a memória dos antepassados”, declarou Nakada ao G1.

O momento curioso e marcante vem ao entardecer, logo após o Bon Odori, com o ritual das velas, que são acesas em cada um dos túmulos. Uma força espiritual toma conta do momento e o vento cessa, fazendo com que as chamas continuem acesas…

Leia mais

Fonte: G1

Deixe um comentário