Senac forma a primeira turma de brasileiros que vivem no Japão
A expectativa é grande. Se viver em outro país do outro lado do mundo é um desafio, mais desafiador ainda pode ser estudar e conseguir um certificado de conclusão de curso no Japão. Este é o sentimento do grupo de brasileiros que formam a primeira turma do curso a distância do Técnico em Administração, na Terra do Sol Nascente. No ano em que comemora sete décadas de atuação, o Senac cumpre o compromisso de educar para o trabalho e, agora, para o mundo, ao preparar sua primeira cerimônia de formatura internacional, que acontecerá no dia 4 de junho, no Hamanako Royal Hotel, na cidade de Hamamatsu.
Desde fevereiro de 2015 o Senac, por meio do diretório do Rio Grande do Sul, ajuda a aproximar um pouco mais os brasileiros que moram no Japão do seu país natal através da educação a distância. A iniciativa buscou atender a demanda dos que rumaram ao país asiático em busca de oportunidades de trabalho e encontraram dificuldades na adaptação, a começar pelo idioma. Referência na área de educação a distância e qualidade no ensino motivaram o grupo Kurazemi, responsável por 50 escolas no Japão, a procurar o Senac-RS para executar cursos técnicos na modalidade EAD por meio da Escola Alegria de Saber, destinadas aos brasileiros residentes no país asiático.
Os desafios para implementar a educação a distância foram muitos, mas todos superados. O desconhecimento sobre a língua do país, saudade do Brasil e o excesso de trabalho foram os relatos das principais dificuldades enfrentadas. Conhecer as dificuldades contribuíram na elaboração de estratégias para o alcance dos objetivos do curso Técnico em Administração, com destaque para o desenvolvimento das competências profissionais para o exercício das atividades de apoio na gestão de recursos humanos, financeiros, marketing e vendas. Com uma metodologia diferenciada, os alunos participaram de encontros presenciais conectados ao longo do semestre e em três momentos presenciais com os professores brasileiros no Japão.
“A experiência vivida ao longo destes últimos 17 meses foi, sem dúvidas, um divisor de águas em minha vida”, afirma Henry Wagner, um dos formandos do curso Técnico em Administração. “Logo nos primeiros meses, fui convidado por um empresário local a prestar uma consultoria específica, encarei o desafio, e depois de atingido o objetivo inicial o trabalho se desdobrou naturalmente. Hoje presto uma consultoria permanente ao estabelecimento. O estímulo recebido durante o curso me deu a certeza de que eu precisava e deveria fazer um curso superior para poder continuar adquirindo conhecimento de uma forma mais objetiva”, conta Henry que encarou o desafio e em janeiro de 2016 iniciou o curso de Graduação em Administração também na modalidade EAD.
Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, a conclusão do curso soa como dever cumprido e motiva para novos desafios. “Educar para o mundo do trabalho é o compromisso do Senac. Capacitar brasileiros que vivem no Japão, para conseguirem melhores condições de trabalho tanto lá, quanto no Brasil, é a sensação de dever cumprido. Fazer esse movimento no ano em que completamos 70 anos de atuação mostra o quanto estamos à frente, buscando soluções e inovando cada vez mais na forma de ensino. O curso técnico realizado no Japão mostra a capacidade de inovação e internacionalização de uma instituição que tem no DNA melhorar a vida dos brasileiros através da educação”, enfatiza o dirigente.
Mesma qualidade do Brasil com toques orientais
Com uma parte exclusiva da cultura japonesa, o curso oferecido no Japão tem um total de 1060 horas e conta com o mesmo currículo e metodologia do oferecido no Brasil. O Técnico em Administração visa a capacitar o profissional na gestão de recursos humanos, materiais, financeiros, mercadológicos e da informação.
Incluídos na didática, os recursos tecnológicos reduziram
Complementando ao ambiente virtual, as aulas presenciais no Japão oportunizaram uma experiência única, não somente para os profissionais que lá estiveram como também para os estudantes que encontraram no Senac a melhor instituição voltada à qualificação profissional.
A parceria no Japão é um grande marco na internacionalização dos Cursos Técnicos a Distância, a parceria prossegue com novas turmas e a oferta de outros cursos técnicos, os estudantes terão as qualificações necessárias para uma melhor inserção no mercado de trabalho no Japão ou no Brasil.
A cerimônia de formatura contará com a presença do professor Giancarlo Giacomelli, representando o Senac-RS; do ministro José Antônio Gomes Piras, cônsul geral do Brasil em Hamamatsu; Tomu Kurahashi, presidente da Escola Alegria de Saber; do diretor administrativo da Escola Alegria de Saber, Ronaldo Sugimoto e da coordenadora de Polo EAD Senac, Lania Fukuchima.
Sobre o Senac EAD
Há 70 anos, o Senac contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de educação superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento em todo o País. Pioneiro no ensino a distância, o Senac, instituição referência em educação profissional no país, deu seus primeiros passos na modalidade educação a distância em 1947 com aulas a partir da transmissão de rádio. Hoje, a Rede Senac EAD (www.ead.senac.br) concentra mais de 100 cursos em todo o território nacional, distribuídos entre cursos livres, formação inicial e continuada, técnicos e de ensino superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária). No ensino superior, pela qualidade do ensino e da infraestrutura disponibilizadas na educação a distância, o Centro Universitário Senac conquistou nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Disponíveis em diversas áreas, as capacitações foram cursadas por mais de 82 mil alunos em 2015.
Informações para a imprensa:
Enfato Multicomunicação
Coordenação: Karla Pimentel – karla@enfato.com.br – (51) 9276.5965
Assistente de atendimento: Gabriela Silva – gabriela@enfato.com.br
Direção: Mariana Turkenicz mariana@enfato.com.br – (51) 8121.7062
Tel.(51) 30.261.261
Empresa filiada à Abracom