Será que a questão das ilhas Curilhas está fechada?
“A nova abordagem” do problema das “ilhas do norte” (como no Japão chamam às quatro ilhas Curilhas do Sul — Kunashir, Shikotan, Iturup e Khaboma) —, sobre a qual o primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe falou após a reunião com o presidente Vladimir Putin, pode significar que o Japão irá assumir que a “questão está fechada”, disse à RIA Novosti o cientista político, autor de vários livros sobra a Rússia, Itsuro Nakamura, professor da Universidade de Tsukuba.
“Eu acho que agora as relações entre o Japão e a Rússia estão no maior ponto crítico. No Japão, sob a “nova abordagem” entendem uma nova forma de solucionar os problemas [territoriais], entretanto, isso pode significar o abandono das anteriores exigências por parte do Japão”.
“Devido a esta expressão, se tornou difícil compreender a própria essência da questão. O problema principal é se a “nova abordagem” significa o reconhecimento de que a questão está fechada, ou se visa continuar a procurar uma solução territorial para o problema”, diz o especialista…
Fonte: br.sputniknews.com