MENU

StartSe no Japão: até os gigantes precisam se reinventar

Se alguém lhe pedisse para definir a marca Kit Kat, o que você diria? Alguns certamente a definiriam pelo produto: chocolate. Outros talvez elaborassem um pouco mais e diriam: wafer coberto com chocolate. Os mais apaixonados pela marca talvez dissessem: um ícone.

Visitando o Japão, a minha escolha é: inovação! Inovação recheada com coragem, competência na execução e, porque não, coberta com uma fina camada de sorte. Desde que foi criada 80 anos atrás na Inglaterra como “a melhor companhia para uma xícara de chá”, o Kit Kat ganhou o mundo e se tornou uma das marcas mais admiradas pelos chocólatras. Com o passar dos anos e as inúmeras mudanças na vida cotidiana, a marca se posicionou como um momento de pausa e prazer em meio à correria dos tempos atuais. “Have a break, have a Kit Kat” é hoje um slogan conhecido no mundo inteiro e o produto consumido em mais de 100 países.

No Japão, porém, o Kit Kat ganhou novos significados. Todos os anos no período de janeiro a março, meses dos exames estudantis no Japão, a Nestlé (atual dona da marca) registrava aumentos expressivos nas vendas. O motivo? A empresa descobriu que Kit Kat soa muito parecido com a expressão “Kitto Katso”, que significa algo como “você certamente vencerá”, uma espécie de mensagem de boa sorte para os japoneses. O aumento de vendas no período devia-se então ao envio de Kit Kat aos estudantes como forma de desejar-lhes sorte nas provas. Sorte para os estudantes, vendas para o Kit Kat! Além desse fato específico, o hábito dos japoneses em presentear uns aos outros também ajudou na consolidação da marca ao longo dos anos…

Leia mais

Fonte: startse.infomoney.com.br

Deixe um comentário