Takuma Sato faz história para o Japão e vence as 500 Milhas de Indianápolis
A lenda é que Indianápolis escolhe seu vencedor. A pista mais histórica do mundo, dessa vez, decidiu fazer história com a primeira vitória do Japão. Takuma Sato, contestado na Fórmula 1, quase aposentado na Fórmula Indy, deu a volta por cima com uma prova perfeito no oval norte-americano.
Foi uma das corridas mais disputadas da história da Indy 500, com oito pilotos na balada da vitória em suas voltas finais. O duelo principal, contudo, foi com o brasileiro Hélio Castroneves. Líder a cinco voltas do fim, Helinho usou todas as ferramentas de tricampeão para segurar o Samurai Voador, mas o motor Honda falou mais alto que o Chevrolet e permitiu a passagem de Sato.
No início, todos os olhos estavam vidrados em Fernando Alonso. E o espanhol não desapontou a torcida. Fez um início alucinante e liderou durante quase toda a primeira metade de corrida, após fazer manobras ousadas sobre outros favoritos e se colocar em posição de vencer. Alonso estava na disputa até 30 voltas do fim, aí a ironia do automobilismo operou. Cansado de sofrer com os problemas da Honda na F1, ele foi fulminado por uma quebra de motor quando tentava chegar em Sato. Antes, contudo, a prova foi dramática, com vários acidentes. A verdade é que 20 carros tinham ritmo similar ao dos líderes o tempo todo, o que garantiu muito atrito. O primeiro deles foi exatamente para o pole-position Scott Dixon, numa batida assustadora. O novato Jay Howard errou e bateu no muro. Desgovernado, atravessou na frente de Dixon que foi catapultado para o alto. Em voo cego, quase atingiu Castroneves e destruiu o carro no muro interno. Felizmente, saiu do carro sem ferimentos…
Fonte: correiodopovo.com.br